Vander

Vander tem história de luta pelos trabalhadores

Vander sempre lutou por direitos e benefícios para a população

Vander Luiz dos Santos Loubet é bancário, bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É casado com Roseli e pai de Tamara e Bernardo.

Nasceu em Porto Murtinho, em 22 de janeiro de 1964, filho de Bernardo Loubet (militar da reserva do Exército Brasileiro) e de Aparecida Loubet (a “Dona Beca”, dona de casa). Mudou-se para Campo Grande em 1981, ainda adolescente, para estudar e batalhar por uma vida melhor.

No mesmo ano, deu os primeiros passos na política como um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso do Sul. Também passou a atuar no movimento estudantil secundarista (na Escola Mace) e universitário (na antiga Fucmat, atual UCDB).

Em 1984, como funcionário do extinto Banco Nacional do Norte (Banorte), ingressou no Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, onde defendeu os direitos dos trabalhadores dessa categoria.

Em 1995, foi eleito foi presidente do Diretório Municipal do PT da Capital.

Entre 1999 e 2002, foi secretário estadual de Governo e secretário estadual de Infraestrutura, Obras e Habitação, período no qual foi peça fundamental na elaboração e na execução dos programas, obras e ações que modernizaram e transformaram Mato Grosso do Sul e seus municípios.

Em 2001, foi eleito presidente do Diretório Regional do PT do Estado.

Em 2002, disputou sua primeira eleição, sendo eleito deputado federal com 101 mil, o mais votado da história de Mato Grosso do Sul até então. Foi ator decisivo na construção do governo Lula, ajudando a aprovar na Câmara Federal os projetos e medidas que tiraram 28 milhões de pessoas da pobreza absoluta, que fizeram 36 milhões de pessoas ascenderam à classe média e que garantiram ao Brasil um período de forte crescimento econômico e aumento do poder de compra.

A atuação de Vander na Câmara Federal ganhou o reconhecimento da população e o deputado foi reeleito em 2016 (com 118 mil votos, outro recorde), 2010 (116 mil votos) e 2014 (70 mil votos).

Quase R$ 6 bilhões em investimentos federais

Recursos viabilizados por Vander beneficiaram a população em várias áreas

Vander Loubet é um político reconhecido por prefeitos e vereadores, de todos os partidos, por sua grande capacidade de viabilizar recursos federais.

Desde 2003, o deputado viabilizou quase R$ 6 bilhões em investimentos para Mato Grosso do Sul (Estado e municípios). São verbas oriundas de emendas parlamentares e de programas dos ministérios do governo.

Os recursos viabilizados por Vander beneficiaram a população de todas as cidades nas áreas de saúde (construção, reforma e ampliação de unidades de saúde; aquisição de medicamentos, equipamentos médicos e odontológicos e materiais hospitalares; compra de ambulências etc.), saneamento básico (implantação e ampliação de redes de abastecimento e de tratamento de água e de coleta e tratamento de esgoto), educação, infraestrutura urbana (principalmente pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais), esporte e lazer, habitação, assistência social e agricultura familiar.