Vander e Zeca garantem recursos para obras no Abatedouro Municipal de Caracol

Buscando fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda e agregar valor ao produto primário da Região Sudoeste, os deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT destinaram emendas parlamentares que somam R$ 800 mil para obras de reforma e ampliação do Abatedouro Municipal de Caracol.

A obra contará ainda com R$ 900 mil liberados pelo Governo do Estado e com a contrapartida da Prefeitura (área de quatro hectares e uma parte da obra, que já está executada). Além da obra em si, os recursos serão aplicados na compra de equipamentos.

A assinatura do convênio aconteceu em 5 de fevereiro deste ano, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em Campo Grande. Já no dia 28 de abril, as obras foram lançadas em Caracol durante as comemorações pelos 55 anos de criação do município. Vander e Zeca participaram de ambas as atividades e destacaram o empenho dos mandatos em apoiar as atividades produtivas de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o prefeito Manoel Viais, o município tem muitos problemas com o abate clandestino e a população acaba por consumir carne de qualidade inferior. “Além de resolver esses dois problemas, atenderemos os pequenos criadores, que não têm volume suficiente para negociar com frigoríficos, ficando a mercê de intermediadores que não pagam o valor comercial”.

A obra alavancará a economia de toda região. Caracol possui atualmente um rebanho de 280 mil cabeças de gado. Junto com os municípios vizinhos Porto Murtinho e Bela Vista, esse rebanho totaliza 861 mil cabeças. Quando estiver em pleno funcionamento, o abatedouro deve gerar até 300 novos postos de trabalho.