Com emenda de Zeca e Vander, Anastácio realizará 13ª Festa da Farinha

Durante as comemorações pelos 53 anos de emancipação do município de Anastácio, no dia 8 de maio, a Prefeitura anunciou que a 13ª Festa da Farinha acontecerá nos dias 22 e 23 de junho. A realização da festa este ano será possível graças a uma emenda parlamentar dos deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT, no valor de R$ 200 mil, pelo Ministério do Turismo.

A indicação da emenda atendeu a um pedido do prefeito Nildo Alves; do secretário de Desenvolvimento, Chico de Oliveira, e seu assessor José Carlos Prado; do secretário de Cultura, Ademir Alves; dos vereadores Vado Piffer, Eduardo Carpejani e Lourival José Barbosa (o Loro); e da comunidade nordestina da cidade, representada pelo professor José Barbosa, presidente do Centro de Tradições Nordestinas.

Entraves judiciais – Tradicionalmente, a festa ocorria sempre no aniversário da cidade. Mas, em 2017, a Prefeitura enfrentou problemas junto à Justiça, que proibiu o uso de recursos públicos municipais na 12ª Festa da Farinha. À época, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu que os R$ 373 mil que seriam investidos na festa fossem aplicados nas áreas da saúde e educação, entre outras. A Prefeitura de Anastácio não recorreu da decisão e este ano procurou os deputados Vander e Zeca para viabilizar o evento, que já se tornou parte do calendário cultural e turístico de Mato Grosso do Sul.