Com apoio de Vander, fundação da Santa Casa leva curso de primeiros socorros à população

Com o intuito de promover a qualificação de pessoas para lidar com situações de emergência enquanto aguardam por socorro adequado, a Fundação Centro de Estudos da Santa Casa “Dr. William Maksoud” vem promovendo desde novembro de 2017 cursos de primeiros socorros. Batizado de “Prevenir para salvar”, o projeto vai durar um ano, foca ações educativas em primeiros socorros para comunidades vulneráveis e tem atendido a população em locais como centros comunitários e escolas.

A ação conta com o apoio de diversas entidades e parlamentares, incluindo do deputado federal Vander Loubet, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 350 mil para atender as atividades da Fundação. O convênio de repasse dos recursos foi assinado no dia 23 de outubro do ano passado.

Os responsáveis por ministrar os cursos são acadêmicos de Medicina e de Enfermagem de universidades da Capital e residentes da Santa Casa de Campo Grande. São abordados conteúdos como: principais acidentes domésticos e sua prevenção, princípios fundamentais de primeiros socorros, primeiros socorros em urgências clínicas (febre, convulsão, sangramento nasal, desmaio e outros) e primeiros socorros em situações de acidentes (quedas, ferimentos, queimaduras, intoxicações, choque elétrico e afogamento).

A estimativa da Fundação Centro de Estudos da Santa Casa é que o “Prevenir para salvar” atenda a 700 pessoas nas áreas urbana e rural de Campo Grande e região.

(Éder Yanaguita – Ascom/Dep. Vander Loubet)