Com apoio de Vander e Zeca, evento traz Vladimir Safatle a Campo Grande para palestra gratuita

Estado, igreja e democracia estarão na pauta de Vladimir Safatle
Estado, igreja e democracia estarão na pauta de Vladimir Safatle

Campo Grande receberá na próxima segunda-feira (dia 14) no plenário da Câmara Municipal um dos mais jovens e respeitados intelectuais e pensadores da atualidade: Vladimir Safatle. Ele é o quinto convidado do projeto Diálogos Contemporâneos. Com entrada franca e excelente repercussão, o evento é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura e foi viabilizado por meio de emenda parlamentar dos deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT. Vem cativando o público pela relevância dos temas abordados e pela notabilidade dos palestrantes.

O tema da próxima palestra é “Estado, Igreja e Democracia – Novas religiões, Teologia da Prosperidade e os desafios do secularismo”. E para falar de um assunto tão controverso, ninguém melhor que Vladimir Safatle. Filósofo, mestre e doutor pela Universidade de Paris, com graduação em Comunicação Social pela ESPM, professor livre docente do Departamento de Filosofia da USP. Reconhecido internacionalmente, ele já lecionou, como visitante, nas Universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse, Louvain e Stellenboch (África do Sul) e foi responsável pelo seminário no Collège International de Philosophie (Paris). Desde 2011, é colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo e atua constantemente em programas televisivos, tendo sido comentarista político do Jornal da Cultura por quatro anos.

Com extensa produção intelectual e 17 livros publicados, o professor foi um dos responsáveis pela edição brasileira das “Obras Completas”, de Theodor Adorno (Editora Unesp). Ainda organizou, com Edson Telles, um importante estudo sobre a ditadura militar e suas ramificações no presente, intitulado “O que resta da ditadura: a exceção brasileira”. Publicou também contribuições à filosofia da música, à crítica da cultura e à teoria psicanalítica, assim como assinou a introdução à tradução brasileira de obras de filósofos contemporâneos como Slavoj Žižek, Alain Badiou e Judith Butler.

A palestra de Safatle terá início às 19 horas. A entrada é franca e está sujeita à lotação do plenário da Câmara Municipal. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18 horas no local. A programação completa do projeto e notícias relacionadas podem ser acompanhadas pelo Facebook: www.facebook.com/amigosdacultura.