Zeca e Vander discutem livre comércio e universidade da fronteira em Corumbá

Os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet participaram na última sexta-feira (23) de uma reunião para discutir a criação da Área de Livre Comércio (ALC) de Corumbá e da Universidade Livre da América Latina. O evento foi realizado no Campus Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá.

Estiveram presentes empresários, integrantes de movimentos sociais e estudantes e professores da UFMS, que debateram a importância da ALC para Corumbá, que poderá ter benefícios fiscais e tributários para estimular o desenvolvimento do município por ser uma cidade-gêmea às cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro.

O conceito de cidades-gêmeas foi criado pelo Governo Federal por meio de lei em 2014 e reconhece municípios situados na linha de fronteira, seja seca ou fluvial, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural.

Integração – Outro tema debatido na reunião foi a criação da Universidade Aberta da América Latina ou Universidade da Fronteira, que seria um desmembramento da UFMS para criação de uma nova universidade, que tenha como objetivo a integração com os países latino-americanos, da mesma forma que ocorreu com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), criada em Foz do Iguaçu (PR).

Na UFMS, os deputados ainda trataram com os diretores do Campus Pantanal sobre a implantação do curso de Medicina e a construção de moradias estudantis e restaurantes universitários.